15 de out. de 2016

Profecia de Orwell

Figura conhecida na loja do cidadão, o Sr Augusto tem fama de endinheirado e avarento! Está sempre em busca de formas de driblar o sistema e pagar quanto menos melhor e quanto mais tarde melhor ainda. Claro que neste mundo da informática o castigo anda junto com o crime e não falha nem tarda o que deixa o Sr Augusto muito agastado. Sempre que lhe aparecem penalizações em casa é vê-lo na loja a vociferar com toda a gente, revoltado por lhe irem ao bolso.

Neste dia que vos conto vinha colérico. Tinha pago uma conta de gás, é verdade que fora de prazo, aliás bastante fora de prazo, mas Que Diabo! já estava pago. O que o enfureceu é que quando foi à sua casa da Figueira - o que faz de tempos a tempos - lá estava uma carta a avisar que lhe iam cortar o gás se não pagasse - o que já estava pago. Além disso uns dias depois ainda recebeu uma mensagem no telemóvel a dizer que tinha uma carta com aviso de corte na caixa de correio!
Enfurecido queria saber porque é que lhe tinham enviado a carta se já tinha pago? A funcionária novinha (as outras tudo fizeram para evitar atendê-lo!) tentou explicar calmamente que quando ele pagou a carta de aviso de corte já tinha sido enviada e não tinham como evitar que ela chegasse à caixa do correio, o mesmo acontecendo com a mensagem que é gerada automaticamente por um programa de computador. Ele não entendeu muito bem, ficou desconfiado e parou um pouco para pensar...exclamou depois:
- AHHHHH! É como eu desconfiava os gajos mandaram a carta mas como viram que eu não a tinha levantado mandaram a mensagem!  Eles sabem tudo os Filhos da P....



Nenhum comentário: