4 de dez. de 2006

Roteiro de Coimbra - uma sugestão amadora, própria para amigos.

Estacione o carro num parque junto à Estação de Comboios de Coimbra B (a melhor opção para quem vem do lado da estrada de Montemor ou Figueira).
Na estação apanhe o Comboio de ligação ao centro da cidade. Aproveite a curta viagem para ver o belo rio Mondego e, à chegada, aprecie o edifício da estação - dizem que um dia será um teatro!!
Ao sair siga em frente junto ao rio sem deixar de reparar, à sua direita, o rio e uma vista sobre o Convento de Santa Clara e a Igreja da Rainha Santa Isabel. À esquerda o belo Hotel Astória. Quase em frente ao Hotel atravesse a passadeira e siga para o Largo da Portagem. Dê uma vista de olhos cuidadosa a todos os edifícios, em especial ao do Banco de Portugal, mesmo na esquina à sua esquerda. Aqui aproveite já para tomar um cafezinho numa das esplanadas. Este é um dos locais preferidos para as pessoas de Coimbra se sentarem ao fim da tarde a ler e a ver simplesmente passar as gentes de cá e os turistas.
Sugerimos agora que desça as Escadas do Gato e percorra as ruelas estreitas, sem deixar de repara na casa tipicamente medieval que surge à sua frente. Siga à direita e vai dar à entrada da Praça do Comércio. Logo à entrada do seu lado esquerdo tem a Igreja de S. Bartolomeu que merece uma visita. Atravesse toda a praça até à Igreja e escada de Santiago à direita - visite a igreja mas não suba as escadas. Sugerimos antes que se embrenhe nas ruelas à sua frente (à sua direita quando sai da igreja) e aprecie o comércio tradicional da baixinha. Perca-se à vontade. Terá boas surpresas: desde as antiguidades, passando pelas lojas de vinhos, cestaria e têxteis, até aos estilistas, joalharias e lojas de luxo, mas também as tascas, os vendedores de rua, enfim, de tudo para todos os gostos.
Tente agora encontrar o Largo da Câmara. Aí não perca a linda Igreja de Santa Cruz. Ao lado encontra o belo café Santa Cruz onde, embora a esplanada seja convidativa, não deixe de apreciar o interior.
Siga agora para as ruas principais do comércio: a Visconde da Luz e em seguida a Ferreira Borges, que vai desembocar no Largo da Portagem, onde começou.
Nestas ruas veja as montras mas não se esqueça de olhar para cima e apreciar os belos edifícios. Encontrará, já na Ferreira Borges, o Edifício do Chiado, classificado como de interesse público e agora um centro de exposições.
Volte um pouco para trás até aos Arco da Barbacã e Arco de Almedina e entre. Debaixo do arco é muito provável que oiça fado pois aí existe uma antigo quiosque onde pode comprar CDs de fado e postais antigos de Coimbra.
Suba em direcção ao Quebra Costas (ganhou o nome por muitos ali terem caído!). Num apontamento mais contemporâneo repare na livraria e loja de CDs à sua esquerda onde encontra muito sobre JAZZ. Nesta zona estão também as lojas de artesanato típico de Coimbra - principalmente loiça e azulejos pintados à mão.
Ao meio das escadas, junto ao bar Quebra-Costas, vire à esquerda para a rua de Sub-Ripas onde encontrará uma casa com o mesmo nome, a seguir a Torre de Anto, o edifício da Misericórdia e o Colégio do Órfãos - todos a merecer uma visita cuidada. Volte para trás.
Suba agora a parte mais perigosa das escadas do Quebra Costas e está na Sé Velha. É na escadaria desta extraordinária Igreja que ainda hoje se fazem as serenatas de Fado de Coimbra, durante a Queima das Fitas.
Siga agora à direita junto à Igreja até às traseiras da Faculdade de Direito. Sugerimos que entre pelas traseiras para ter uma ideia da nova Universidade: o minimalismo do café novo e a sofisticação dos anfiteatros mostram uma nova era desta velha faculdade. Suba por dentro até à parte antiga e deslumbre-se com as arcadas do pátio interior e os azulejos pintados à mão. Tente visitar a Capela de S. Miguel (chamada capela da Universidade) onde muitos dos alunos se casam. Tente visitar também a incrível biblioteca Joanina. Se conseguir espreite as antigas salas de aula, frias e desconfortáveis mas cheias de azulejos maravilhosos e muitas recordações de acontecimentos e personalidades que por ali passaram. Já agora tente dar uma espreitadela à sala dos Capelos onde se fazem os doutoramentos. Está agora no pátio exterior onde pode ver a Cabra - relógio da torre -, a Via Latina - claustros, e ao fundo a varanda com vistas sobre Coimbra. Saia finalmente pela Porta Férrea mas não deixe de a observar atentamente de todos os ângulos - ela é um dos ex-libris desta cidade.
Cá fora está em plena Universidade de Coimbra: atrás de si a Faculdade de Direito que acabou de visitar, à sua direita a Biblioteca Geral, à sua esquerda a Faculdade de Letras, mais à frente a Faculdade de Medicina à esquerda e as Faculdade de química e Física à direita.
Corte à esquerda entre as faculdades de Letras e Medicina e desça até ao Museu Machado de Castro, visite pois aí se encontra o famoso Criptopórtico. Suba agora as escadas à sua frente e visite a Igreja da Sé Nova onde se faz a benção das pastas na Queima das Fitas. É também deste largo que parte o cortejo da Queima das Fitas e nesta Igreja se casam também muitos estudantes.
Atravesse o largo e corte à direita até à estátua de D. Diniz, siga até às Escadas Monumentais e desça. Ao fundo corte à direita até ao Largo do Papa, passe debaixo do Aqueduto de S. Sebastião e entre no belo Jardim Botânico. Percorra todo o jardim pela alameda principal e saia ao fundo. Corte à esquerda, atravesse a estrada e suba.
Chega agora ao famoso Penedo da Saudade. Pare um pouco para apreciar a Vista de Coimbra, o canto dos pássaros e para ler os saudosos poemas inscritos na pedra por antigos estudantes de Coimbra.
Suba agora até aos semáforos e corte à esquerda. Desça essa rua, passando pela cadeia de um lado, do outro a manutenção militar e um pequeno jardim com um interessante monumento ao estudante. a seguir à cadeia tem a Casa Museu Bissaya Barreto - que vale também uma visita e finalmente voltou a passar debaixo do Aqueduto e chegou ao Largo do Papa. Desça em frente sem deixar de reparar no Conservatório de música à esquerda ao meio da rua e do outro lado um lindo edifício que agora é uma oficina (!?). Chega agora à Praça da República, onde muitos estudantes se reúnem nas esplanadas. Do lado direito dê uma vista de olhos à fonte do Jardim da Sereia - local muito popular para namorar.
Desça agora a Avenida Sá da Bandeira, passando pelo Teatro Académico Gil Vicente e pela Associação Académica de Coimbra. Quase ao fundo o Mercado D. Pedro V, agora renovado e a merecer uma visita. No topo do mercado tem um elevador que o leva de volta à alta da cidade. Ao sair do elevador corte à direita e desça por essas ruelas até encontrar a Couraça de Lisboa ou da Rainha Santa. Desça até ao Governo Civil. è provável que entretanto passo por alguma das tradicionais Repúblicas - residências de estudantes.
Da varanda em frente ao Governo Civil já vê o Rio. Desça agora sempre em frente (se cortar à direita está novamente na Portagem). Ao fundo corte à direita e atravesse a avenida para entrar no Parque Manuel da Nóbrega ou Parque da Cidade. Vá para a esquerda e desça até ao novo Parque Mondego. Aproveite para descansar numa das esplanadas sobre o rio.
Quando recuperar fôlego siga até à ponte pedonal e atravesse para a outra margem.
Já no lado de Santa Clara, siga à direita e visite o antigo Mosteiro de Santa Clara a Velha, logo a seguir o Portugal dos Pequenitos e, se ainda tiver força suba a rua empedrada junto ao Convento de S. Francisco (à esquerda do Portugal dos pequenitos, estando de costas para a entrada). Essa rua vai conduzi-lo ao Mosteiro de Santa Clara e Igreja da Rainha Santa Isabel. Aí desfrute duma excelente vista sobre toda a cidade.
Desça novamente e siga em frente para atravessar a Ponte de Santa Clara até chegar novamente ao Largo da Portagem.
Chegados aqui sugerimos ainda que volte a entrar no Parque da Cidade à sua direita para dar uma volta no Basófias - um barco que o levará num passeio curto mas muito agradável pelo rio.

É agora chegada a hora de voltar. Saia do parque na direcção da Portagem e siga até à estação para apanhar o comboio de ligação de volta a Coimbra B onde deixou o carro.

Muito mais haveria para visitar. Coimbra é uma cidade histórica e culturalmente rica. Mas esperamos ter aguçado o seu apetite para uma visita mais demorada. Obrigado pela visita.

Nenhum comentário: